quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bill Withers

O cantor e compositor William Withers, nascido no dia 4 de julho de 1938 em Slab Fork, West Virginia, teve sua grande chance através do tecladista Booker T. Jones, líder da banda Booker T. & The MG's. Os dois se conheceram em 1970, após um show dos MG's, e Jones ficou impressionado com a demo que Withers lhe mostrou, conseguindo para o cantor um contrato com a gravadora Sussex. Por essa época, Bill trabalhava como operário numa fábrica de aviões.

Em 1971, gravou dois discos, Man And Boy e Just As I Am. O segundo, produzido por Booker T. Jones e contando com a participação de Stephen Stills na guitarra, trazia a canção Ain't No Sunshine, que chegaria ao primeiro lugar do hit parade americano e daria a Withers o Grammy de melhor canção de rhythm & blues do ano. Still Bill, de 1972, incluiu o segundo grande sucesso de Bill Withers, Lean On Me.

No mesmo ano, Michael Jackson regravou Ain't No Sunshine. Na década seguinte, o músico continuou gravando, mas sem o mesmo sucesso. Seus discos passaram a trazer uma batida mais funkeada, em lugar da sonoridade típica do rhythn & blues dos anos 70.

A música de Bill Withers voltou a ser lembrada em 1999, com a inclusão de Ain't No Sunshine na trilha do filme Um Lugar Chamado Notting Hill (Notting Hill). Withers continua na ativa, fazendo muitos shows e gravando eventualmente.

1971 | JUST AS I AM

Grandma's Hands
Everybody's Talking
Harlem
Ain't No Sunshine
Do It Good
Hope She'll Be Happier
Let It Be
I'm Her Daddy
In My Heart
Better Off Dead
Moanin' And Groanin'
Sweet Wanomi

DOWNLOAD

1972 | STILL BILL

Lonely Town, Lonely Street
Let Me In Your Life
Who Is He And What Is He To You
Use Me
Kissing My Love
I Don't Know
Another Day To Run
I Don't Want You On My Mind
Take It All In And Check It All Out
Lean On Me

DOWNLOAD