sexta-feira, 1 de março de 2013

Milton Nascimento & Lô Borges


Se Clube da Esquina fosse apenas a resposta brasileira à Sgt. Pepper..., já se destacaria como uma importante contribuição ao pop internacional. Mas esta magnífica coleção de canções, lançada originalmente como um álbum duplo, também transformou Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes e Toninho Horta em artistas de sucesso pelo seu próprio talento.

Embora Milton Nascimento - um cantor carismático com um falsete puro e cheio de espiritualidade - seja o centro de gravidade do álbum, ele ainda não era uma grande estrela, e Clube da Esquina é muito mais um trabalho de grupo, co-creditado também a Lô Borges. O disco mistura sons oníricos, letras surrealista se uma ampla variedade de influências sul-americanas. É um marco da música popular que abriu as portas da criação para outros artistas.

O Clube da Esquina era um grupo de amigos de Belo Horizonte-MG. Eles passaram seis meses, em 1971, numa casa alugada na Praia de Piratininga, em Niterói-RJ, compondo e compartilhando seu amor pelos Beatles. De volta ao estúdio, a música ganhou uma grandiosidade suntuosa com a orquestração de Eumir Deodato e Wagner Tiso. O álbum contém uma série de clássicos, como "Cravo e Canela" e "Nada Será Como Antes". A influência dos Beatles é particularmente forte no "rock mineiro" de Lô Borges, em faixas como "O Trem Azul" e "Nuvem Cigana", músicas delicadas, cheias de encanto e sutilezas.

1972 | CLUBE DA ESQUINA

Disco 1:

01. Tudo Que Você Podia Ser
02. Cais
03. O Trem Azul
04. Saídas e Bandeiras nº 1
05. Nuvem Cigana
06. Cravo e Canela
07. Dos Cruces
08. Um Girassol da Cor de Seu Cabelo
09. San Vicente
10. Estrelas
11. Clube da Esquina nº 2

Disco 2:

01. Paisagem na Janela
02. Me Deixa em Paz
03. Os Povos
04. Saídas e Bandeiras nº 2
05. Um Gosto de Sol
06. Pelo Amor de Deus
07. Lilia
08. Trem de Doido
09. Nada Será Como Antes
10. Ao Que Vai Nascer

DOWNLOAD
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...