sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Lobão

:: A VIDA É DOCE ::

por Paulo Jonas de Lima Piva

A desmedida é a medida certa, a conduta ideal para a criatividade inconformada. O transbordamento, quando ocorre com sutileza e inteligência, embevece, embasbaca, redime da apatia até o mais exausto dos blasés. E os malditos e virtuoses da história da sensibilidade e das idéias fazem isso sem o menor esforço. Sade, Rimbaud, Satie, Cioran e Dali são alguns desses privilegiados. Mas há um momento em que os rebeldes da introspecção e os gênios do passado não conseguem verbalizar, esboçar ou sonorizar inquietações e pruridos próprios da contemporaneidade. Quando isso ocorre, onde devemos buscar os tradutores e os porta-vozes das angústias que a estupidez do cotidiano neoliberal produz a cada alta ou queda do dólar?

A indústria cultural só nos oferece lixo. Trata nossos olhos e ouvidos como vasos sanitários e nossas consciências como um material amoldável e reciclável. Difunde a vileza e o pior dos arremedos como “inovações culturais” e proclama a morte da inteligência e da crítica com a ideologia conciliatória de que “gosto não se discute”. A intenção camuflada disso é muito clara: explorar ao máximo o nosso obscurantismo herdado de péssimos professores e da inexistência de políticas culturais, e fazer de nós um rebanho alegremente domado e euforicamente consumidor. E esta merda está por todos os cantos para quem quiser cheirar. Do pagode aos livros de auto-ajuda, da música sertaneja a Paulo Coelho, dos enlatados de Hollywood ao axé music, passando pelas novelas mexicanas, pela MPB tucana e pelos deliciosos corpanzis das Sheilas. Até Pavarotti não escapou da decadência da massificação. Mas tudo isso é mesmo irremediável? Temos de nos conformar doravante com essa indigência cultural, com toda essa mesmice e pasmaceira que o mercado nos impõe como paradigma e que configura a subjetividade do ser humano do próximo milênio?


“Não se pode ser normal e estar vivo ao mesmo tempo”

Se depender do compositor e cantor Lobão, uma resistência e reação já existem. Rebento rebelde da mesma indústria cultural que nos embrutece, Lobão finalmente concretizou o seu matricídio. Ele acabou de lançar por uma gravadora independente A vida é doce, um CD que só é encontrado em bancas de jornal. É a última peça de uma trilogia iniciada em 95 com Nostalgia da modernidade e prosseguida em 98 com Noite, ambos excelentes. Com isso, Lobão libertou-se de vez das imposições e da “pirataria oficial” das grandes gravadoras. Compôs com toda a liberdade 11 canções extraordinariamente marcantes na sonoridade e nas letras, onde o autor revela toda a sua sofisticada cultura literária e musical, fundamentada em Deleuze, Blake, Bach, Nietzsche, Ginsberg, Tom Jobim, Valéry e outros. Trata-se de uma demonstração de que uma criação para ser admirável depende da convivência íntima do seu criador com a fina flor das letras e das partituras, uma retumbante exceção num cenário musical onde o máximo que Daniel ou Ivete Sangalo talvez tenham lido seja a Bíblia ou a Caras, e Renato Russo, os poemas de Camões das apostilas da época em que se preparou para o vestibular.

Acompanhando o CD vem um livrete com as letras, com poesias e fotos denominado Manifesto. Merecem destaque as faixas “Universo paralelo”, “A vida é doce”, “Ipanema no ar”, “Mais uma vez”, “Amanhecendo na lagoa” e o poema “Eu sou Londres”. A esta altura da deterioração das últimas ilusões civilizadoras, a ousadia de Lobão em A vida é doce - uma obra-prima, vale insistir - representa, além de uma ruptura com o megamercado musical e de um clamor vigoroso pela liberdade plena de expressão, um elogio ao insucesso e à impopularidade, ou seja, a defesa da idéia clássica de que ser levado a sério e conclamado por uma opinião pública convencional e imbecilizada é o maior dos opróbrios para todo artista e pensador que se preze.

1999 - A VIDA É DOCE

01. Desdichado II
02. Universo Paralelo
03. Pra Onde Você Vai
04. Tão Menina
05. Vida é Doce
06. Uma Delicada Forma de Calor
07. Tão Perto, Tão Longe
08. Ipanema No Ar
09. Vou Te Levar
10. Mais uma Vez
11. Amanhecendo Na Lagoa

DOWNLOAD
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...