segunda-feira, 30 de março de 2015

Som Imaginário


Um grupo mineiro, que fazia rock progressivo e acompanhava Milton Nascimento. Esse seria um resumo bem rápido e incompleto do Som Imaginário, banda que durou apenas três discos de altíssima qualidade e que deixou uma imensa marca na música brasileira. Apesar da pouca produção e tempo de vida, o Som Imaginário é um desses clássicos que poucos se lembram, mas muitos adoram.

A história da banda começou ainda na década de 60, no Rio de Janeiro, quando Wagner Tiso e Milton Nascimento integravam o grupo W Boys, já que quase todos os integrantes tinham a letra "W", no nome. Por causa disso, o então baixista Milton Nascimento virou Wilton Nascimento. Na luta da noite carioca, fizeram amizade com o baterista Robertinho Silva e o baixista Luiz Alves. Os três músicos resolveram que seriam banda de apoio de Milton, que já começava a carreira de cantor.

Em seguida, dois outros músicos foram incorporados, o guitarrista Frederyko e o percussionista Laudir de Oliveira, que pouco tempo ficou. Além dos dois, entraram também o organista Zé Rodrix e o guitarrista Tavito.

Juntos, estrearam o show "Milton Nascimento, ah, e o Som Imaginário", primeiro no Teatro Opinião e depois, no Teatro da Praia, ambos no Rio de Janeiro. Eles também tinham, ainda, as presenças de Nivaldo Ornelas, no sax e Toninho Horta, na guitarra. Foi mais ou menos essa época, que Laudir saiu, entrando em seu lugar - ainda que não de maneira fixa - um percussionista que ganharia fama mundial: Naná Vasconcelos. Quando o espetáculo foi para São Paulo (Teatro Gazeta), Naná não estava mais presente.

O grupo logo chama a atenção da gravadora Odeon, que assina com o grupo. Músicos inteligentes, talentosos e antenados, o Som Imaginário exige liberdade de criação dentro do estúdio, o que é aceito pela gravadora. Em 1970 lançam o primeiro LP, Som Imaginário.

O primeiro disco mostra um som pouco ouvido pelo Brasil. Com temas bem trabalhados, faixas maravilhosamente tocadas e um tema de Milton Nascimento - que ainda cantou, mesmo sem ser creditado, o primeiro LP mostrava uma banda com ouvidos atentos ao que vinha do exterior. A banda trazia alguns convidados, como o guitarrista mineiro Marco Antônio Araújo, na faixa "Nepal". Marco, inclusive, dividia um apartamento com Tavito e Zé Rodrix, chamado de "Família Matadouro", já que o local vivia lotado de garotas.


Logo após o lançamento, participam do disco Milton, de Milton Nascimento.

No ano seguinte, lançam o segundo LP, igualmente batizado Som Imaginário, e acompanham Gal Costa, em show do Teatro Opinião, com Naná, novamente, na percussão.

O segundo disco era igualmente brilhante, com Frederyko assumindo a liderança do grupo, que já não contava com Zé Rodrix, que saíra para formar o trio Sá, Rodrix e Guarabyra.

Participam do filme Nova estrela, em 1971, e também de um programa da TV Globo, Som Livre Exportação, além de vários shows alternativos pelo Brasil afora, sendo o mais famoso o Festival de Guarapari, que entraria para a história como o "Woodstock brasileiro".

Em 1973, lançam o último LP, o histórico Matança do Porco, instrumental, com quase todos os temas assinados por Wagner Tiso, além de participação de Milton.

Matança do Porco é considerado o disco mais progressivo da curta carreira da banda e o mais belo. A faixa-título havia sido escrita para o filme Os Deuses e os Mortos, de Ruy Guerra.

O grupo ainda participou do espetáculo "Milagre dos Peixes", que resultaria em um álbum e pode ser considerado o último disco do Som.

Fonte | Mofo

1970 | SOM IMAGINÁRIO

01. Morse
02. Super God
03. Tema Dos Deuses
04. Make Believe Waltz
05. Pantera
06. Sábado
07. Nepal
08. Feira Moderna
09. Hey, Man
10. Poison

DOWNLOAD

1971 | SOM IMAGINÁRIO

01. Cenouras
02. Você Tem Que Saber
03. Gogó
04. Ascenso
05. Salvação pela Macrobiótica
06. Uê
07. Xmas Blues
08. A Nova Estrela

DOWNLOAD

1973 | MATANÇA DE PORCO

01. Armina
02. A - 3
03. Armina (Vinheta 1)
04. A Nº 2
05. A matança do porco
06. Armina (Vinheta 2)
07. Bolero
08. Mar azul
09. Armina (Vinheta 3)

DOWNLOAD

1974 | MILAGRE DOS PEIXES (AO VIVO)
Milton Nascimento & Som Imaginário


01. A Mantança Do Porco
02. Bodas
03. Milagre Dos Peixes
04. Outubro
05. Sacramento
06. Nada Será Como Antes
07. Hoje é Dia de el Rey
08. Sabe Você
09. Viola Violar
10. Cais
11. Clube Da Esquina
12. Tema Dos Deuses
13. A Última Sessão de Música
14. San Vicente
15. Chove lá Fora
16. Pablo

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...