quarta-feira, 15 de julho de 2015

Morphine


Morphine é uma banda alternativa de Massachussets. ‘Morphine’ é uma raridade. Em vez de riffs de guitarra, o trio conta com o vocal e o baixo de Mark Sandman, o saxofone de Dana Colley e a bateria de Billy Conway. ‘Morphine’ é representante do gênero ‘low rock’ lançado por Mark Sandman em 1980, que combina blues e elementos de jazz com os mais tradicionais arranjos de rock, dando à banda um som incomum.

1992 | GOOD | DOWNLOAD

A guitarra é, de fato, ausente, e o som é minimalista. No entanto, a revista ‘Rolling Stone’ descreve o som como ‘um blues urbano dos anos cinquenta de Muddy Waters e John Lee Hooker e uma dose saudável de rockabilly’. A primeira banda de ‘low rock’ foi ‘Hypnosonics’ composta por Sandman e os saxofonistas Russ Gershon e Dana Colley.

Outra banda pioneira do ‘low rock’ foi ‘Treat Her Right’, também composta por Sandman. Mas, foi ‘Morphine’ que definiu o gênero.

1993 - CURE FOR PAIN | DOWNLOAD

Durante os anos 90, ‘Morphine’ foi consideravelmente cultuada nos Estados Unidos com críticas positivas. Formada por Mark Sandman, que já havia tocado com a banda de rock alternativo ‘Treat Her Right’, e Dana Colley membro do grupo de Boston ‘Three Colors’ e o baterista Jerome Dupree, o grupo lançou seu álbum de estréia, ‘Good’, em 1992, por uma etiqueta independente.

1995 - OPHIUM | DOWNLOAD

Mark Sandman desde o primeiro álbum causou estranheza, mas, principalmente, manifestações de admiração por parte da crítica. Na ‘Treat Her Right’, Sandman tocava uma guitarra convencional de seis cordas, mas através de um pedal de efeitos o som do instrumento parecia mais como um baixo.


1995 - YES | DOWNLOAD

Em ‘Morphine’ ele mudou para um baixo convencional, e todas as notas que ele precisava para tocar estavam em uma única corda. Tempos depois ele tocava um contrabaixo de duas cordas como uma guitarra slide. Mais tarde, ele acrescentaria uma terceira.



1997 - LIKE SWIMMING | DOWNLOAD

Após o lançamento do álbum, ‘Good’, Dupree deixou a banda e foi substituído por Billy Conway, que já havia tocado com Sandman no ‘Treat Her Right’. O segundo álbum, ‘Cure for Pain’, com uma extensa turnê americana e européia vendeu mais de 300.000 cópias, um feito impressionante para um lançamento independente.


1997 - B-SIDES AND OTHERWISE | DOWNLOAD

Em 1995, ‘Morphine’ lançou seu terceiro álbum, ‘Yes’, que também recebeu críticas favoráveis e ajudou a banda a manter o seu status de cult. Utilizando uma linha musical incomum, mais próxima do jazz, os álbuns de ‘Morphine’ têm uma intensidade e um peso notáveis, sempre ancorados na sonoridade incomum do baixo de Sandman e no virtuosismo de Colley que, em alguns momentos, a exemplo de Roland Kirk, tocava dois saxes ao mesmo tempo.

2000 - BOOTLEG DETROIT | DOWNLOAD

Como o nome da banda sugere, o efeito é desorientador, e é totalmente viciante. Ouvir uma música de ‘Morphine’ é ouvir algo que está bastante afastado do pop e do rock. Além de ‘low rock’ o som de ‘Morphine’ às vezes é chamado de ‘beat noir’ em referência ao seu jazzy que nos faz sentir estar em um bar enfumaçado e cheio de intrigas.


2000 - THE NIGHT | DOWNLOAD

Sandman chegou a morar muitos anos no Brasil, entre Pernambuco e Rio de Janeiro, e dizia-se grande admirador da música brasileira. Em 3 de julho de 1999, Sandman desabou no palco durante uma apresentação em Roma, morrendo de um ataque cardíaco aos 47 anos de idade.


2003 - THE BEST OF MORPHINE 1992-1995 | DOWNLOAD

Mark Sandman estava especialmente empolgado, pois havia decidido, finalmente, incorporar mais uma corda ao seu baixo. A apresentação foi postumamente lançada no início do ano seguinte e ao vivo no disco ‘Bootleg Detroit’. O álbum ‘The Night’ foi terminado dias antes de Sandman desabar no palco e ser declarado morto à chegada em um hospital local.


2004 - SANDBOX: MARK SANDMAN ORIGINAL MUSIC
DOWNLOAD | Pt. 1 | Pt. 2 | Pt. 3

‘The Night’ parece um epitáfio apropriado. Teclados, violino, violoncelo e contrabaixo, guitarras acústicas e elétricas são reproduzidos no álbum. O baterista Deupree está de volta, e toca em conjunto com Conway. ‘The Night’ pode ter sido a obra final de Mark Sandman, mas não foi a última palavra sobre seu legado.

2009 - AT YOUR SERVICE | DOWNLOAD

No final de 1999, os membros sobreviventes de ‘Morphine’, Conway, Colley, e Deupree formaram o ‘Morphine Orchestra’, uma big band que percorreu o país, tocando a música de Sandman.



Texto retirado de | Pintando Música
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...