quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Django Reinhardt


Texto: Clube de Jazz

O guitarrista Django Reinhardt utilizou da sua ascendência cigana para se tornar o primeiro músico de jazz aclamado vindo da Europa. Nascido em 23 de Janeiro de 1910, em Liverchies, na Bélgica, Reinhardt cresceu em um acampamento cigano fora de Paris. Ele estudou violino, e depois um violão-banjo. Por volta de seus 13 anos, ele já era bom o bastante para tocar em Paris, e em 1922 ele começou a trabalhar profissionalmente.

Mas em 1928, um fogo na caravana mutilou os primeiros dois dedos da sua mão esquerda. Apesar da limitação, Reinhardt se reabilitou, desenvolvendo uma revolucionária técnica de dois dedos. Por volta de 1930, Reinhardt voltou a tocar, dessa vez em cafés no Montmarte enquanto absorvia o jazz das gravações americanas de Louis Armstrong, Duke Ellington, Joe Venuti e do violonista americano Eddie Lang.

Em 1934 ele conheceu o violinista Stephane Grappelli, com quem ele fundou o quinteto “Hot Club of France". O grupo alcançou aclamação internacional e no espaço de um ano gravou mais de 100 discos, incluindo sucessos do jazz, como "Dinah", "Tiger Rag", "Lady Be Good","Stardust" e "St. Louis Blues".

Entre os sucessos da dupla Reinhardt-Grappelli, estão "Djangology", "Minor Swing", “Bricktop", "Swing 39" e o hit internacional, "Nuages". Os críticos ignoraram o trabalho na época, mas agora os consideram clássicos. Muitos americanos que vieram para a Europa tocar com Reinhardt que se vestia como um príncipe cigano para lhe dar um ar de distinção.

Reinhardt se tornou rapidamente o jazzista mais importante da Europa, um fato que agitou muitos músicos americanos. Reinhardt tocou com o Quinteto até 1939, quando Grappelli se mudou para Londres para escapar da Segunda Guerra Mundial. Reinhardt viajou ao redor da Europa e África para fugir dos alemães, tocou em grandes bandas e formou um quinteto novo com o clarinetista Hubert Rostaing; Ele também compôs trabalhos sinfônicos e fez a trilha sonora para um filme de 1946, “Le Village De La Colere”.

Reinhardt fez um tour pelos Estados Unidos com Ellington em 1946, onde ele tocou com um violão amplificado pela primeira vez. Reinhardt voltou para a Europa desiludido com os Estados Unidos, e mudou o seu interesse para o bebop. Ele passou os anos restantes em Samois, França, tocando guitarra, viajando e gravando com um quinteto novo, que às vezes tinha a presença de Grappelli.

Reinhardt será lembrado por desenvolver uma voz de solo sem igual, forjada em raízes ciganas, contendo uma desenvoltura melódica combinada a um talento romântico. Reinhardt morreu de infarto no dia 16 de maio de 1953 em Fontainebleau, França.

1999 | DJANGO REINHARDT
Essential Masters of Jazz


01. Minor Swing
02. Saint-Louis Blues
03. Djangology
04. I'll See You In My Dreams
05. Swing Guitars
06. Bouncin' Around
07. Mystery Pacific
08. Sweet Chorus
09. Daphne
10. You Rascal You
11. Honeysuckle Rose
12. Nocturne
13. Sweet Georgia Brown
14. Charleston
15. Souvenirs
16. Viper's Dream
17. Nuages
18. Swing 39
19. Appel Indirect
20. Improvisation

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...