sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Lester Young


Texto: Clube de Jazz

O saxofonista tenor Lester Young ganhou notoriedade na primeira banda de Count Basie no final da década de 30, mostrando ao mundo do jazz algo ainda não imaginado: nem todos os tenores tocavam como Coleman Hawkins; e além do mais, apresentando uma nova forma de tocar swing. Utilizando a mesma base harmônica e rítmica de seus contemporâneos, Young introduzia um novo som e um sentido de tempo e movimento mais cool, criando uma alternativa de tocar que influenciaria toda uma geração de metais.

Young nasceu a 27 de agosto de 1909, em Woodville, Mississipi, e passou seus primeiros anos em torno de New Orleans. Pertencia a uma família musical por profissão e excursionava pelo sul com a banda familiar liderada pelo seu pai, Willis Young. Quando tinha 13 anos, Young já tocava violino, trompete e bateria quando se decidiu pelo saxofone. Entre 1927 e 1935 ele tocou em muitos grupos regionais, mas por breves períodos, inclusive nas bandas de King Oliver e Fletcher Henderson, onde provou que não poderia tocar como Hawkins.

Kansas City se tornou seu lar, e lá trabalhava na banda de Bennie Moten quando teve seu encontro com Basie. Em Chicago esses dois gênios ao gravarem "Lady Be Good" com um pequeno grupo, formaram uma parceria que iria durar anos e render frutos generosos para a história do jazz. O coração de Young está presente em todos os primeiros trabalhos feitos com a banda de Basie para a Decca e a Columbia.

Quando a guerra acabou,Young começou sua carreira de freelancer e continuaria com ela atá a sua morte. Ele participou de várias excursões do “Jazz At The Philharmonic” e gravando primeiro para a Aladdan e Savoy, depois para a Clef e Verve, que são os selos de Norman Granz, que foi o produtor da maioria de seus trabalhos finais. O melhor dele está em “Pres And Teddy” e “Jazz Giants 56”, ambos de janeiro de 1956.

A sua obra do pós-guerra é avaliada de uma forma muito controversa. Muitos consideram que seu estilo de fraseados curtos não foi revitalizado; outros consideram que esses são os anos do declínio, onde sua música foi alterada devido ao alcoolismo, drogas e à sua problemática vida emocional. Young faleceu em 15 de março de 1959, em New York, logo após de voltar de Paris, onde tinha gravado seu último álbum (Lester Young in Paris, Verve).

1999 | LESTER YOUNG
Essential Masters of Jazz

01. Lester Leaps In
02. Taxi War Dance
03. Blue Lester
04. Shoe Shine Swing
05. I'll Never Be the Same
06. Texas Shuffle
07. You Can Depend on Me
08. Body and Soul
09. I Got Rhythm
10. Jive at Five
11. Ghost of a Chance
12. Lester Leaps Again
13. Dark Rapture
14. Countless Blues
15. Sometimes I'm Happy
16. Destination K.C.
17. These Foolish Things
18. Oh, Lady Be Good
19. D.B. Blues
20. Back to the Land

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...