sexta-feira, 30 de março de 2018

Buck Owens and His Buckaroos


Buck Owens, juntamente com Merle Haggard, foi o líder do som Bakersfield, uma fanhosa, electricified, interpretação influenciada-rock da casa de espetáculos de hardcore que surgiu nos anos de 1960. Owens foi o primeiro bona fide estrela do país a emergir de Bakersfield, marcando um total de 15 hits consecutivos naquela época.

Mais tarde, em sua carreira, esse impacto musical acabou esquecido por alguns com ele se tornando personalidade de televisão através do show de comédia Hee Haw.

No entanto, várias gerações de músicos - a partir de Gram Parsons nos anos 60 para Dwight Yoakam em dos anos 80 - foram influenciados por sua música, o que acabou sendo um dos projetos para a moderna Country Music.

Nascido no Texas, Owens desenvolveu fervoroso interesse pela música já na infância, aprendendo tocar guitarra na adolescência. Logo deixou o serviço na fazenda para fazer shows em clubes de Phoenix ao lado do amigo Theryl Ray Britten.

Aos 19 anos se casou com a cantora de Country, Bonnie Campbell. Saíram do Arizona em 1951. Em Bakersfiel passou a trabalhar numa série de casas noturnas, onde cantava e tocava. Criou a banda The Schoolhouse Playboys. Com ela passou a participar de gravações na Capitol Records.

Entre 1954 e 1958 tocou guitarra para inúmeros discos produzidos por Ken Nelson, incluindo alguns de Faron Young, Tommy Sands e Wanda Jackson. No ano de 1956 fez suas primeiras gravações solo no estúdio de Lewis Talley. Os singles: “Down on the Corner of Love” e “Sweethearts in Heaven”, com o nome artistico Corky Jones fracassaram.

Porém, chamou atenção de algumas gravadoras. Conheceu o cantor e compositor Harlan Howard, formando a editora musical Blue Book. Chamou a atenção da Columbia Records. Desvalorizado na Capitol Records, visto que investia em backing vocal. Em 1958 vai trabalhar numa rádio, desiludido com a carreira de cantor. Lançou o hit “ Second Fiddle”. Estourou, principalmente após conhecer Don Rich.

Together Again | Essa canção abriu as portas para o sucesso. Depois emendou “Under Your Spell Again”, seguida de “Above and Beyond”. Owens e Rich passaram a fazer turns juntos. Passou a tocar guitarra Fender Telecaster. Em 1963, com o hit “Act Naturally” chegou ao estrelato, emplacando vários singles, como: “Love´s Gonna Live Here”, passando 16 semanas nos primeiros lugares.

No ano seguinte repetiu a dose estourando “My Heart Skips a Beat”. Em 1965 vieram as canções “I´ve Got a Tiger by The Tail”, “Together Again”, “Don´t Care (Just as Long as You Love Me”. O album I´ve Got a Tiger by the Tail trouxe versão de Chuck Berry no hit “Memphis”, era no estilo Rockabilly, segundo ele, parte da Country Music.

Esperto criou a Buck Owens Enterprises, sob controle de sua irmã, e a agência de dinheiro, lhe ajudando a comprar quatro estações de rádio. Ele se tornou um dos artistas mais populares dos Estados Unidos na década de 1960, fazendo vários shows, inclusive no Exterior, e vendendo muitos discos.

É dessa época os grandes sucessos: “Waitin' in Your Welfare Line," "Think of Me," e "Open Up Your Heart" . That year, Owens launched his first television. Em 1966 lançou sua primeira série de televisão: Buck Owen´s Ranch. O ano de 1967 trouxe mais sucesso: “Where Does the Good Times Go," "Sam's Place," e "Your Tender Loving Care", terminando co "It Takes People Like You (To Make People Like Me)".

Em 1969 abriu estúdio de gravação de 16 canais no centro de Bakersfield. Recebeu sinal verde da Capital Records para ali fazer seus discos e de outros artistas, como Susan Raye, Tony Booth e Buddy Alan. Atraiu atenção da Pop Music e Rock. Até 1971 lançou nove discos, incluindo reedições e inéditos de estúdio. Ao longo desse ano freqüentou várias vezes a Top Tem hits, incluindo a versão “Bridge Over Troubled Water” de Simon & Garfunkel.

A primavera de 1972 marcou seu último hit de sucesso: a balada “Made in Japan”. Dois anos após morreu seu parceiro, Don Rich, provocando grande depressão em Owens. Em 1975 chegou ao fim o contrato com a Capitol Records. Entrou na Warner Brothers. Sua música ganhou roupagem Country Pop, em vez do som que lhe trouxe muito dinheiro.

Caíram as vendas, porém seu programa de televisão o tornou o comediante mais famoso dos Estados Unidos. Assim permaneceu até final da década de 1970, quando emendou dueto com Emmyloou Harris na canção “Play Together Again Again”. Em 1980 saiu da Warner Brothers Records. Na década de 1990 soltou várias de suas gravações clássicas. Morreu aos 76 anos em 2006 de câncer na garganta.

Texto | Luís Alberto Alves

1965 | I'VE GOT A TIGER BY THE TAIL

01. I've Got A Tiger By The Tail
02. Trouble And Me
03. Let The Sad Times Roll On
04. Wham Bam
05. If You Fall Out Of Love With Me
06. Fallin' For You
07. We're Gonna Let The Good Times Roll
08. The Band Keeps Playin' On
09. Streets Of Laredo
10. Cryin' Time
11. A Maiden's Prayer
12. Memphis

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...