October Project

O October Project foi fundado no longíquo ano de 1989 e inicialmente contava com Marina Belica nos teclados e vocais, Emil Adler no piano e David Sabatino nas guitarras. A letrista Julia Flanders não era membro oficial, mas aparecia em todas as fotos promocionais e era amiga de longa data de alguns integrantes. Após alguns ensaios o pontapé decisivo foi dado ao convidarem a versátil e belíssima cantora Mary Fahl para fazer parte do conjunto.

Mary Fahl definiu o estilo musical que seria seguido nos dois álbuns seguintes com sua voz poderosa e única. Contratados pela Epic em 1993, o disco de estréia é um dos melhores debut de todos os tempos por sua consistência ímpar. Inclassificável, este álbum possui melodias belíssimas intercaladas com a graciosa e sensível voz de Fahl. Hora pop, hora new age, mas sempre com uma técnica acima da média. Gerou dois ótimos singles e clipes: Bury My Love e Return to Me. Além disso, supreendentemente a música Wall of Silence, que não foi lançada em single, fez muito sucesso no Brasil. A Lonely Voice é uma das melhores. Apesar de tudo, não vendeu como merecia.

Em 1995 é lançado o segundo disco. Este é um pouco mais focado no pop e trás elementos novos na sonoridade com passagens instrumentais mais longas e calmas, no entanto menos elaboradas que o anterior. A entrada do percussionista Urbano Sanchez tornou a banda com um som comum demais. Adam & Eve é o ponto alto deste ótimo disco que também não vendeu como o esperado, o que acabou por encerrar o contrato da gravadora. Uma semana depois a banda se dissolveria.

Em 1999, Flanders e Adler lançam um EP sob o nome infame de November Project chamado A Thousand Days. Em 2003, Belica, Adler e Flanders tentan reativar a banda e lançam um EP constrangedor chamado Different Eyes. Sem Mary Fahl, o October Project parece uma banda cover de segunda categoria, apesar das ótimas letras e boa voz de Belica. É o fim oficial do October Project, uma banda tão promissora…

1993 | OCTOBER PROJECT

Bury My Lovely
Ariel
Where You Are
A Lonely Voice
Eyes Of Mercy
Return To Me
Wall Of Silence
Take Me As I Am
Now I Lay Me Down
Always
Paths Of Desire
Be My Hero

DOWNLOAD

1996 | FALLING FATHER IN

Deep As You Go
Something More Than This
Sunday Morning Yellow Sky
Adam & Eve
Johnny
Funeral In His Heart
After The Fall
One Dream
Dark Time
Falling Farther In
If I Could

DOWNLOAD

2003 | DIFFERENT EYES

The Mind's Eye
Long After Tomorrow
See With Different Eyes
If I Turn Away
Forget You
When The Wind Blows

DOWNLOAD