quarta-feira, 6 de maio de 2020

Audioslave


Para se entender a história da formação do Audioslave, é preciso falar de duas bandas de peso no cenário do rock: Rage Against the Machine e Soundgarden. Zack de la Rocha, o vocalista do Rage Against the Machine deixou a banda em outubro de 2000 para seguir carreira solo, ao passo que os três integrantes remanescentes partiam para a busca de um novo vocalista. O futuro do Rage Against the Machine era incerto quando Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk receberam o vocalista Chris Cornell (ex-Soundgarden) para um Jam.

Cornell vinha de uma bem sucedida carreira no Soundgarden nos anos 90 e já havia lançado um álbum solo, "Euphoria Morning", em 1999. O entrosamento entre os ex-Rage Against the Machine e o ex-Soundgarden superou as expectativas de todos, em pouquíssimo tempo uma banda nova estava surgindo. Os músicos tinham contratos em vigor com duas grandes gravadoras, e rivais. De um lado a Epic/Sony Music do Rage Against the Machine e de outro a A&M/Interscope do grupo Universal, gravadora de Chris Cornell. Através de um acordo raro na indústria fonográfica, que não foi conseguido sem que houvesse muita negociação, foi permitido aos músicos seguir em frente.

Os boatos sobre a nova banda não demoraram a surgir na internet, o que dividiu tanto os fãs de RATM quanto os fãs do Soundgarden. Do lado do RATM, os fãs lamentavam a perda de identidade do grupo, já que Cornell representa um caminho bem diferente da firmeza política e da influência hip-hop de Zack de la Rocha. Já muitos fãs do Soundgarden repudiavam Cornell justamente por entrar num grupo muito vulgarmente taxado de rap-metal. Se for para tocar rock de peso novamente, então porque o fim do Soundgarden? Mesmo entre aqueles que admiram Chris Cornell e que acompanharam a sua carreira solo, questionavam a coerência do músico, já que a união com o Rage Against the Machine significava um caminho radicalmente oposto ao que pôde ser conferido em Euphoria Morning. Mas, sem dar ouvido a esse tipo de manifestação, o futuro Audioslave permaneceu unido e disposto a provar a todos o quanto ainda é possível ousar e atingir novos horizontes com o novo trabalho.

Por pouco, o Audioslave não acabou antes mesmo de começar. Além de contar com duas gravadoras, a banda inicialmente contava com dois times de empresários, os “managers”. De um lado, a empresa que cuida da carreira de Chris Cornell e de outro a empresa que defendia os interesses do Rage Against the Machine. Com tanta gente dando palpites, não foi muito difícil acontecerem os primeiros conflitos. Em março de 2002, o Audioslave (que ainda sequer tinha definido o nome da banda) anunciou a participação na turnê Ozzfest. Com tudo definido, datas e horários dos shows (o Audioslave seria um headliner, a atração principal), Chris Cornell anuncia que está fora. Tanto da turnê Ozzfest como da banda em si. Foi um novo choque para a base de fãs do Soundgarden/Rage Against the Machine. Mas a gravadora Epic continuou anunciando que o disco seria lançado e em pouco tempo Cornell estava de volta para ficar. E a partir de então, o grupo passou a contar com apenas um manager, da empresa The Firm, de Los Angeles.

Durante o processo de transmissão digital de demos gravadas em Los Angeles para Chris Cornell em Seattle (sim, conforme anuncia o site da banda, o Audioslave é uma banda de ponte-aérea, Los Angeles e Seattle), as músicas caíram em mãos erradas. E dali para a internet foi um pulo. Foi então que, por volta de maio, 13 músicas do Audioslave circulavam livremente pela internet. O que foi um tanto frustrante, conforme Tom Morello:

“Foi uma pena porque a gente gravou 21 músicas, e vazaram cerca de 13, exatamente o número para um álbum. E então foi muito frustrante, porque a gente sabia que aquelas demos tinham tanto em comum com o disco quanto um carvão e um diamante. Três ou quatro vezes por dia, alguém vinha me dizer ‘eu ouvi o seu disco’, e eu respondia ‘não, você não ouviu! Eu juro que você não ouviu!’ e eles tentavam me convencer ‘Ah não cara, eu ouvi seu disco!’.”


O disco Audioslave, que efetivamente tem muito pouco da demo que vazou, chegou finalmente as lojas em novembro de 2002 e vem fazendo um moderado sucesso desde então (ganhou disco de ouro pela venda de 500.000 cópias ainda antes do final de 2002). A estréia do Audioslave nos palcos foi no programa Late Show with David Letterman no dia 25 de novembro, ainda em 2002. Depois de mais alguns shows isolados no currículo em dezembro, a banda passa boa parte de 2003 excursionando para divulgar o álbum.

O futuro de um projeto como esse é sempre imprevisível, mas depois de todos os percalços já enfrentados pelo grupo, não é insensato prever uma longa e estável carreira daqui para frente. Ao menos, é o que transparece no entusiasmo das entrevistas. Segundo Tom Morello, o Audioslave compôs mais nos últimos 8 meses do que o Rage Against the Machine em 8 anos, e a possibilidade de trabalhar com Cornell abriu a possibilidade de trabalhar as melodias nos vocais, um território não explorado durante a carreira do Rage. E acrescenta: “Não é só melodia nos vocais, é o freakin’ Chris Cornell!”.

Depois do lançamento do disco debut a banda mostrou que continuava firme e forte no cenário musical e colocou nas lojas o álbum Out of Exile, segundo da carreira. O material mais uma vez contou com a produção de Rick Rubin, que trabalhou ao lado do grupo no disco de estréia, e mostra um Audioslave mais entrosado, conciso, dosando o peso e o potencial pop das músicas, e tem como principais destaques faixas como "The Curse", "Doesn't Remind Me", "Be Yourself" e "Your Time Has Come".

“Out of Exile” obteve grande repercussão nas paradas, conquistando o topo na Billboard e em diversos outros países. Para o lançamento, a banda viajou a Cuba para fazer uma inédita apresentação na ilha de Fidel Castro. O show foi gravado para lançamento em DVD, batizado de Live in Cuba, o material é fruto de um registro de uma apresentação da banda na praça do anti-imperialismo, indo contra a política americana de embargo imposta àquele país em Havana e traz, além de faixas ao vivo, um documentário sobre a passagem do grupo pelo país. Na seqüência, a banda partiu para uma turnê européia, onde a novidade foi a inclusão de clássicos do Soundgarden e Rage Against the Machine no setlist. Antes de excursionar nos EUA, a banda voltou ao estúdio para trabalhar em novas músicas sem perder o embalo.

Em 2006, foi lançado o terceiro (e último) álbum da banda, Revelations. No ano seguinte, com o anúncio de uma reunião do Rage Against the Machine durante o Festival Coachella de 2007 e com Chris Cornell anunciando sua saída da banda, alegando "diferenças irreconciliáveis", o Audioslave chegou ao seu fim.

Texto retirado de | last.fm

2001 | THE CIVILIAN PROJECT
(Demo)


01. Save Yourself
02. I'll Wait For You There
03. Shadow On The Sun
04. Turn To Gold
05. Live In Silence
06. Never Fear
07. Get Yourself A Car
08. I Am A Highway
09. The Last Remaining Light
10. Light My Way
11. We Got The Better Bomb
12. Gasoline
13. Show Me How To Live

DOWNLOAD

2002 | AUDIOSLAVE

01. Cochise
02. Show Me How to Live
03. Gasoline
04. What You Are
05. Like a Stone
06. Set It Off
07. Shadow on the Sun
08. I Am the Highway
09. Exploder
10. Hypnotize
11. Bring Em Back Alive
12. Light My Way
13. Getaway Car
14. The Last Remaining Light

DOWNLOAD

2003 | LIVE IN MILANO

01. Light My Way
02. Set It Off
03. Gasoline
04. Like A Stone
05. Super Stupid
06. What You Are
07. Give False Start
08. Give
09. Exploder
10. Last Remaining Light
11. Hypnotize
12. Sing Along
13. Showme How To Live
14. Cochise
15. Shadow On The Sun

DOWNLOAD

2005 | OUT OF EXILE

01. Your Time Has Come
02. Out of Exile
03. Be Yourself
04. Doesn't Remind Me
05. Drown Me Slowly
06. Heaven's Dead
07. The Worm
08. Man or Animal
09. Yesterday to Tomorrow
10. Dandelion
11. #1 Zero
12. The Curse

DOWNLOAD

2005 | LIVE IN CUBA

01. Set It Off
02. Your Time Has Come
03. Like a Stone
04. Spoonman
05. The Worm
06. Gasoline
07. Heaven's Dead
08. Doesn't Remind Me
09. Be Yourself
10. Bulls on Parade
11. Out of Exile
12. Outshined
13. Shadow on the Sun
14. Black Hole Sun
15. I Am the Highway
16. Show Me How To Live
17. Cochise

DOWNLOAD

2006 | REVELATIONS

01. Revelations
02. One and the Same
03. Sound of a Gun
04. Until We Fall
05. Original Fire
06. Broken City
07. Somedays
08. Shape of Things to Come
09. Jewel of the Summertime
10. Wide Awake
11. Nothing Left to Say but Goodbye
12. Moth

DOWNLOAD

2006 | COVERS & RARE

01. Give
02. Gold (Rod Edit)
03. Set It Off (Live In Studio)
04. Gasoline (Live In Studio)
05. Super Stupid (Funkadelic Cover)
06. We Got The Whip (Cochise Single)
07. Here I Come (Feat. DMX)
08. Show Me How To Live (T-Ray Mix)
09. Peace, Love And Understanding (Nick Lowe Cover, Feat. James Keenan)
10. Billie Jean (Michael Jackson Cover)
11. Thank You (Led Zeppelin Cover)
12. Techno Ted (Live)
13. White Riot (The Clash Cover)
14. Seven Nation Army (The White Stripes Cover)
15. Working Man (Rush Cover)
16. Jam (Feat. Public Enemy)
17. Bulls On Parade/Sleep Now In The Fire (RATM Cover)
18. Black Hole Sun (Soundgarden Cover)
19. Sleight Of Hand (Live)

DOWNLOAD

2007 | COVERS & RARE II

01. One and The Same
02. Outshined
03. Testify
04. Hunger Strike
05. White Riot
06. Dazed and Confused
07. Slaves and Bulldozers/Shadow on the Sun
08. Rusty Cage
09. Call Me a Dog
10. The Curse
11. Getaway Car
12. Doesn't Remind Me
13. Loud Love
14. #1 Zero
15. Moth (Ext. Version)
16. Sound Of a Gun
17. Killing in the Name

DOWNLOAD

2014 | GREATEST HITS

01. Original Fire
02. Your Time Has Come
03. Revelations
04. Cochise
05. Somedays
06. Show Me How To Live
07. Out Of Exile
08. What You Are
09. Be Yourself
10. Moth
11. Like A Stone
12. One And The Same
13. Drown Me Slowly
14. Set It Off
15. Sound Of A Gun
16. Gasoline
17. Nothing Left To Say But Goodbye
18. Yesterday To Tomorrow
19. Jewel Of The Summertime

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...