terça-feira, 30 de junho de 2020

Bill Withers


Nascido William Harrison Withers Jr em 1938, Bill teve infância difícil em Slab Fork, West Virginia. Uma gagueira o impediu de fazer amigos e, depois que seu pai morreu, quando ele tinha 13 anos, sua avó ajudou a criá-lo. Em sua homenagem, ele comporia a música "Grandma's hands", do seu álbum de estreia de 1971, "Just as I am": "As mãos da vovó / costumavam emitir um aviso / Ela dizia: 'Billy, não corra tão rápido / Pode cair em um pedaço de vidro / pode haver cobras lá naquela grama.'" A introdução da música foi sampleada pelo grupo Blackstreet no seu hit de 1996 "No diggity".

Withers passou nove anos na marinha dos EUA antes de seguir uma carreira na música. Depois de se mudar para Los Angeles em 1967, ele conseguiu um emprego fazendo assentos sanitários e gravou demos durante a noite. Dono de um barítono suave e cheio de alma, ele assinou contrato com a Sussex Records e contratou o organista Booker T. Jones para produzir "Just as I am". Esse álbum gerou o sucesso "Ain't no sunshine", que lhe valeu o seu primeiro Grammy, de melhor música de R&B.

Bill Withers retratou suas experiências da infância em Slab Fork, uma cidade movida pela mineração de carvão, com um forte espírito comunitário, em "Lean on me". Fortemente influenciado pelos hinos da igreja e pela música gospel de sua infância, foi seu primeiro e único single número 1 nas paradas pop da Billboard dos EUA.

Seu tempo na Sussex Records não terminou bem. "Eles não estavam me pagando", disse ele à revista "Rolling Stone" em 2015. "Eles olharam para mim e disseram: 'Então, devo-lhe algum dinheiro, e daí?' Eu fui socializado nas forças armadas. Quando um cara está esmagando meu rosto, isso não cai bem." Ele afirma ter apagado um álbum inteiro que gravou para a gravadora em um ataque de raiva. "Eu provavelmente poderia ter lidado com

Withers assinou contrato com a Columbia Records e se casou com sua segunda esposa, Marcia Johnson, que acabou se tornando sua empresária. Withers continuou a bater recordes com a Columbia, incluindo a descontraída e otimista faixa de 1977, "Lovely day", que contém uma das mais longas notas sustentadas já gravadas (quase 19 segundos de duração). Ele também foi co-autor e cantor do clássico do saxofonista Grover Washington Jr. "Just the two of us" (de 1981, que o rapper Will Smith regravou em 1997). A canção lhe valeu mais uma indicação ao Grammy.

Depois de três álbuns em três anos, Withers acusou o diretor de A&R (departamento de arístico e repertório) da Columbia, Mickey Eichner, de impedi-ilo de entrar no estúdio, deixando um intervalo de sete anos entre os discos "Bout love" (1978) e "Watching you watching me" (1985).


Depois que este último álbum afundou nas paradas, Withers aposentou-se precocemente. O documentário de 2009 "Still Bill" expôs suas razões para deixar a indústria da música e pintou a imagem de um músico e um ser humano realizados. Escrevendo no "Chicago Sun-Times", o crítico de cinema Roger Ebert disse: “[Withers] ainda vive e sobrevive como um homem feliz. Ainda assim, Bill é sobre um homem que liderou as paradas, se afastou de tudo em 1985 e está satisfeito por ter conseguido. ”

Bill Withers foi conduzido ao Hall da Fama do Rock and Roll em 2015 por Stevie Wonder. Na cerimônia, agradeceu à esposa e aos pioneiros do R&B que ajudaram sua carreira como Ray Jackson, Al Bell e Booker T. Jones. Ele também aproveitou para soltar farpas na direção da indústria fonográfica, dizendo que a A&R era, na verdade, uma sigla para "antagônico e redundante".

Em 2015, à "Rolling Stone", Bill Withers resumiu sua vida: "Não sou um virtuoso, mas consegui compor músicas com as quais as pessoas puderam se identificar. Nada mal para um cara de Slab Fork, West Virginia."

Bill Withers, o influente cantor de soul americano que compôs sucessos como "Ain't no sunshine", "Lean on me" e "Lovely day", morreu na segunda-feira, 30 de março de 2020, aos 81 anos de complicações cardíacas, segundo um comunicado só divulgado esta sexta-feira pela família. Withers compôs e gravou vários outros sucessos importantes, incluindo "Use me" e "Just the two of us". Ele ganhou três prêmios Grammy e entrou no Hall da Fama do Rock and Roll em 2015. Withers deixa sua esposa Marcia Johnson e seus dois filhos, Todd e Kori.

A declaração de família diz: "Ficamos arrasados com a perda de nosso amado e dedicado marido e pai. Um homem solitário com um coração motivado a se conectar ao mundo em geral, com sua poesia e música, ele falou honestamente com as pessoas e as conectou umas às outras. Tão reservado quanto a vida que ele viveu perto de familiares e amigos íntimos, sua música pertence para sempre ao mundo. Neste momento difícil, rezamos para que sua música ofereça conforto e entretenimento enquanto os fãs se apegam aos entes queridos."

A morte de Bill Withers acontece no momento em "Lean on me" voltou a ser cantada, por causa da pandemia de coronavírus, por profissionais de saúde e artistas, que postaram suas próprias interpretações da canção para ajudar os pacientes a superar os momentos difíceis. Uma ode à amizade, a música também foi cantada nas cerimônias de posse dos presidentes Barack Obama e Bill Clinton.

Texto | O Globo

1971 | JUST AS I AM

01. Harlem
02. Ain't No Sunshine
03. Grandma's Hands
04. Sweet Wanomi
05. Everybody's Talkin'
06. Do It Good
07. Hope She'll Be Happier
08. Let It Be
09. I'm Her Daddy
10. In My Heart
11. Moanin' and Groanin'
12. Better Off Dead

DOWNLOAD

1972 | STILL BILL

01. Lonely Town, Lonely Street
02. Let Me In Your Life
03. Who Is He (What Is He To You)
04. Use Me
05. Lean On Me
06. Kissing My Love
07. I Don’t Know
08. Another Day To Run
09. I Don’t Want You On My Mind
10. Take It All In & Check It All Out

DOWNLOAD

1973 | LIVE AT CARNEGIE HALL

01. Lonely Town, Lonely Street
02. Let Me In Your Life
03. Who Is He (What Is He To You)
04. Use Me
05. Lean On Me
06. Kissing My Love
07. I Don’t Know
08. Another Day To Run
09. I Don’t Want You On My Mind
10. Take It All In & Check It All Out

DOWNLOAD

1974 | +'JUSTMENTS

01. You
02. The Same Love That Made Me Laugh
03. Stories
04. Green Grass
05. Ruby Lee
06. Heartbreak Road
07. Can We Pretend
08. Liza
09. Make A Smile For Me
10. Railroad Man

DOWNLOAD

1974 | MAKING MUSIC

01. I Wish You Well
02. The Best You Can
03. Make Love To Your Mind
04. I Love You Dawn
05. She's Lonely
06. Sometimes A Song
07. Paint Your Pretty Picture
08. Family Table
09. Don't You Want To Stay?
10. Hello Like Before

DOWNLOAD

1976 | NAKED & WARM

01. I Wish You Well
02. The Best You Can
03. Make Love To Your Mind
04. I Love You Dawn
05. She's Lonely
06. Sometimes A Song
07. Paint Your Pretty Picture
08. Family Table
09. Don't You Want To Stay?
10. Hello Like Before

DOWNLOAD

1977 | MENAGERIE

01. Lovely Day
02. I Want To Spend The Night
03. Lovely Night For Dancing
04. Then You Smile At Me
05. She Wants To (Get On Down)
06. It Ain't Because Of Me Baby
07. Tender Things
08. Wintertime
09. Let Me Be The One You Need

DOWNLOAD

1978 | 'BOUT LOVE

01. All Because of You
02. Dedicated to You My Love
03. Don't It Make It Better
04. You Got the Stuff
05. Look to Each Other for Love
06. Love
07. Love Is
08. Memories Are That Way

DOWNLOAD

1981 | GREATEST HITS

01. Just The Two Of Us
02. Use Me
03. Ain't No Sunshine
04. Lovely Day
05. I Want To Spend The Night
06. Soul Shadows
07. Lean On Me
08. Grandma's Hands
09. Hello Like Before
10. Who Is He (And What Is He To You?)

DOWNLOAD

1985 | WATCHING YOU, WATCHING ME

01. Oh Yeah
02. Something That Turns You On
03. Don't Make Me Wait
04. Heart In Your Life
05. Watching You Watching Me
06. We Could Be Sweet Lovers
07. You Just Can't Smile It Away
08. Steppin' Right Along
09. Whatever Happens
10. You Try To Find A Love

DOWNLOAD

2005 | LOVELY DAY: THE BEST OF

01. Lovely Day
02. Use Me
03. Just The Two Of Us (with Grover Washington Jr)
04. Lean On Me
05. Ain't No Sunshine
06. I Don't Know
07. Who Is He (And What Is He To You?)
08. Harlem
09. Kissing My Love
10. Hello Like Before
11. Let Me Be The One You Need
12. Watching You, Watching Me
13. In The Name Of Love (with Ralph MacDonald)
14. Tender Things
15. Lonely Town, Lonely Street
16. I Don't Want You On My Mind
17. Grandma's Hands
18. I Want To Spend The Night
19. Lovely Night For Dancing
20. I Wish You Well

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...