quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

The Kinks


KINKS: "LOLA", O CONFLITO DO INDIVÍDUO COM A SOCIEDADE

Saída da Invasão Britânica dos anos 60, o The Kinks, conhecido pela música ''You Really Got Me'', nunca teve, nos anos 60, sucesso nos EUA e em outras partes ao redor do mundo, a não ser na Inglaterra.

No começo dos anos 60, os Kinks estavam em completa ascensão, e tudo coincidia para um sucesso estrondoso da banda nos EUA. Em 1965, após uma turnê bem sucedida na terra do Tio Sam, a banda, por motivos misteriosos, foi proibida de entrar em território norte - americano por quatro anos. O que, obviamente, impediu um sucesso da banda em outros lugares do mundo.

Restrito ao território britânico, o The Kinks, começaram a lançar álbuns que criticavam os costumes ingleses da época. Após os álbuns The Kinks Are The Village Green Preservation Society, de 1968 e Arthur Or The Decline Of The British Empire, de 1969, a banda extrapolou os limites de crítica, e foram execrados pela mídia. Tendo como consequência, baixas vendagens e pouca repercussão.

Em 1970, já com a proibição de entrada ao território norte - americano acabada, a banda lança o álbum ''Lola Versus Powerman and the Moneygoround'', que faz com que a banda retorne ao topo das paradas britânicas, e inicia uma repercussão positiva no território norte-americano, dando uma maior visibilidade à banda.

Sendo sucesso de crítica e público, o disco ''Lola...'', é um álbum conceitual, que discute o tema da indústria musical e suas vertentes, incluindo editoras, sindicatos, imprensa, contadores, empresários e a estrada. A banda aborda o tema de forma satírica e sarcástica, o que estava de certa forma, presente em álbuns anteriores do The Kinks.

O universo musical que permeia o álbum é bem diverso. Tendo canções que flertam com o hard rock, folk, pop e, obviamente, o British rock.

Mais do que a musicalidade contida neste álbum, deve-se levar em conta as letras, impregnadas de uma crítica à um sistema que aprisiona as pessoas ao dinheiro, anulando a única característica que nos diferencia dos animais, a liberdade.

Nunca veremos tal obra na música por muitos anos.

Texto | R.C. Sanches

1970 | LOLA VERSUS POWERMAN AND THE MONEYGOROUND PART ONE

01. The Contenders
02. Strangers
03. Denmark Street
04. Get Back In Line
05. Lola
06. Top Of The Tops
07. The Moneygoround
08. This Time Tomorrow
09. A Long Way From Home
10. Rats
11. Apeman
12. Powerman
13. Got To Be Free
Bonus Tracks
14. Lola (Mono)
15. Apeman (Demo/Mono)
16. Powerman (Demo/Mono)

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...