Quaterna Réquiem


Texto: Site Oficial

O grupo foi criado a partir do interesse dos irmãos Elisa Wiermann (teclados, arranjos e composições) e Cláudio Dantas (bateria) pela música de câmara e pelo rock progressivo. O nome Quaterna Réquiem, no sentido de "repouso dos quatro", foi idéia de Cláudio para uma antiga formação do grupo. Cláudio e Elisa reuniram pessoas que se dispusessem a uma determinada disciplina que permitisse levar adiante um trabalho sério dentro de um estilo bastante elaborado. E sobretudo que jamais abdicassem da personalidade do trabalho em prol de uma maior facilidade no preparo do "produto". Após várias formações, iniciou no final de 89 uma série de apresentações no Rio de Janeiro e, em julho de 1990, gravou seu primeiro LP "Velha Gravura".

Em 1992, o Quaterna Réquiem recebeu um novo impulso em sua carreira, com o lançamento do álbum "Velha Gravura" em CD, contendo músicas adicionais. Esta foi a primeira formação séria do grupo. Além dos irmãos Cláudio e Elisa, contava com os músicos Kleber Vogel (Kaizen), violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira, Marco Lauria, baixista (Marco já integrava o Quaterna desde a sua concepção inicial dentro do estilo que o caracteriza) e Jones Júnior (guitarrista e violonista). Jones já havia tocado com Cláudio, em uma primeira versão do grupo.

O CD "Velha Gravura" contém as faixas Ramoniana (de Jones Júnior), Aquartha, Velha Gravura, Tempestade, Madrugada, Toccata e Cárcere (de Elisa Wiermann), e Elegia (de Kleber Vogel); estas duas últimas não constam do vinil, apenas do CD. No início de 1992, o grupo iniciou uma série de apresentações no Rio de Janeiro, e em outras cidades do país.

Com a saída de Kleber Vogel, Marco Lauria e Jones Júnior, entraram para o grupo o guitarrista e violonista José Roberto Crivano, e o baixista e alaudista Fábio Fernandez.

Com esta nova formação, o Quaterna gravou em 1994, o seu segundo álbum "Quasímodo", que consta de várias composições de Elisa, incluindo uma suite inspirada no romance "Nossa Senhora de Paris" de Victor Hugo, faixa título do disco. Estes dois discos foram distribuídos em lojas especializadas no Brasil, Argentina, França, Itália, Estados Unidos, Holanda, Japão, Espanha, Coréia do Sul, Chile, antiga União Soviética, Polônia, etc.

Em 1999 é lançado o primeiro disco ao vivo, "Livre",resultado do show realizado no Teatro Scala no Rio de Janeiro. Neste show, o Quaterna estava formado por: Elisa Wiermann(sintetizadores), Cláudio Dantas (bateria), Roberto Crivano (guitarra), Fred Fontes (baixo) e contou com a participação de Kleber Vogel (violino) que logo depois volta a fazer parte do grupo.


1990 | VELHA GRAVURA
Ramoniana
Aquartha
Velha Gravura
Tempestade
Madrugada
Toccata
Cárceres
Elegia

DOWNLOAD