segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Julian Cope

Julian Cope é conhecido sobretudo pela sua carreira de músico à frente da banda de pós-punk The Teardrop Explodes. Mas é também conhecido pelo seu trabalho como historiador de música, e pelo seu livro “Krautrocksampler”, sobre o Krautrock alemão dos anos 70 (há apenas dois anos, Julian Cope lançou um novo livro, desta vez debruçando-se na história do rock japonês).

O Krautrock é um movimento musical de origem alemã que surgiu em finais da década de 1960 e se estendeu ao longo dos anos 70 e aplicou-se a uma série de bandas com preocupações estéticas ousadas: uma fusão de psicadelismo, rock progressivo com improvisação e vanguarda erudita experimental (minimalismo, electroacústica, concreta).

Ainda hoje se faz sentir a influência da música Krautrock nas bandas da actualidade. Muitas obras-primas foram criadas no âmbito deste movimento, e algumas das bandas mundiais de maior culto do rock experimental identificam-se com o rock alemão: Faust, Can, Neu!, Cluster, Tangerine Dream, La Düsseldorf, Popol Vuh, Amon Düül e, em certa medida, os Krafwerk.

Julian Cope, como especialista e apaixonado pelo Krautrock, não podia deixar de ter uma lista pessoal em termos de preferências de discos. A lista que se encontra aqui, revela os 50 discos preferidos do músico e escritor. Percebe-se que a grande referência de Cope no universo do rock alemão, são os Amon Düül (ocupam os primeiros cinco lugares da lista).

De todos os modos, é uma excelente lista para quem quer aventurar-se a conhecer um dos mais inovadores e surpreendentes movimentos musicais da segunda metade do século XX.

Texto retirado de: O homem que sabia demasiado

Mais sobre Kraurtrock no documentário:
Krautrock - O Renascimento da Alemanha:
:: AQUI ::

KRAUTROCKSAMPLER

One Head's Guide To The Great Kosmische Musik
1968 Onwards
Julian Cope
Head Heritage - 1995
(em inglês)

DOWNLOAD
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...