sábado, 3 de janeiro de 2015

Supersister

Supersister foi uma banda holandesa de Haia que fazia um rock progressivo que ia do jazz ao pop. Os membros da banda mais predominantes foram Robert Jan Stips (teclados, vocais), Sacha van Geest (flauta), Marco Vrolijk (bateria) e Ron van Eck (baixo).

Começaram as atividades usando o nome de “Sweet OK Sister” em 1968, atuando como uma banda escolar, liderada pelo cantor e compositor Rob Douw, que logo se desligaria do grupo. Os membros remanescentes continuaram como um quarteto musical mais sério, com o nome de Supersister. Seu estilo era o rock progressivo (estilo Canterbury), em que a execução do teclado de Stips tinha o papel dominante.

Debutaram com o álbum de 1970, “Present from Nancy”, emplacando sucessos como “She Was Naked", "A Girl Named You" e "Radio”. Depois de três álbuns, “Present From Nancy” (1970), “To The Highest Bidder” (1971), e “Pudding En Gisteren” (1972), Van Geest e Vrolijk resolveram deixar a banda. Reagruparam novamente com novos membros, Charlie Mariano (instrumentos de sopro) e Herman van Boeyen (bateria) e lançaram o álbum “Iskander” em 1973, trabalho orientado e conceitual de jazz/rock, com base na vida de Alexandre, o Grande. Em 1974, Stips e Van Geest lançaram ainda um outro álbum, “Supersister Ok Sweet”, que por sinal, marcaria o fim da banda.

Após um pedido do festival Progfest, eles se reuniram novamente em 2000, para uma apresentação em Los Angeles. Os quatro membros da banda do período 70-73 decidiram ir mais longe e o resultado foi, além da participação no festival, também a realização de uma pequena turnê pela Holanda no final de 2000 e no início de 2001. Para marcar a ocasião, lançaram um álbum de raridades, “M.A. A”, contendo gravações ao vivo e de estúdio da era 1969-1973. Infelizmente, devido a morte inesperada de Van Geest por insuficiência cardíaca, no verão de 2001, a banda desfez-se novamente. Um show decorrente dessa reunião, gravado no Paradiso em Amsterdam foi lançado em 2001 em CD, “Supersisterious” e em 2006 em DVD, “Supersister OK Sweet”, que incluía também, vários documentários novos e antigos, fotografias e material inédito da banda.

Eles se encontraram mais uma vez como um trio, em 2010, para apresentar duas músicas em um show televisionado em celebração dos 50 anos da música popular holandesa. Após isso, foram convidados para participar do festival Nearfest 2011, iniciaram os ensaios, mas sua apresentação teve que ser cancelada quando Ron Van Eck ficou seriamente doente (ele já estava lutando contra a leucemia por um tempo) vindo a falecer em julho de 2011.

Texto: Wikipédia, traduzido por: Francisco Eduardo.

1970 | ANYWHERE

01 | Anywhere
02 | Louisiana Blues
03 | Black Sabbath
04 | House Of The Rising Sun
05 | Twenty-First Century Schizoid Man
06 | Anywhere



DOWNLOAD
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...