sábado, 3 de janeiro de 2015

Suricato | Prá Sempre Primavera


Lançado de modo independente, "Pra Sempre Primavera" é a estreia do trio Suricato, formado por Rodrigo Nogueira (voz, guitarra), Diogo Gameiro (bateria) e Mário Vargas (baixo). No disco, o baixo foi gravado por Lancaster Lopes.

Acreditando naquele poder que o termo 'power trio' pode carregar, o Suricato faz um folk rock por vezes bem suave e pop, como em "Diante de qualquer nariz" e às vezes mais ruidoso, como em "Inseparáveis".

"Talvez", com seu jeitão anos 80; a melancólica "Justo Logo Quem"; e "Conceitos e Nomes", com sua bela letra, merecem destaque no repertório. O grupo não se prende a rótulos, ainda que o som seja fácil, mas a banda experimenta, inserindo no repertório a curta faixa "My baby macumba", contando apenas com ukelele e voz.

"Por aí", uma música que pode passar batida na primeira audição, vale ser mencionada. Ela mostra um lado irônico do grupo e faz referência, ainda que torta, à bossa nova e ao samba, nos versos "Não vou de samba, muito menos de avião. Bom sujeito nunca fui e não vou ser" e na linha de guitarra lá pelo meio da faixa.

A pesada e arrastada "De amor não morro", que encerra o disco, tem uma estranha melodia que me lembrou "Asa Branca" de Luiz Gonzaga. O que, aliás, ficou um tanto estranho quando ouvi os versos "Quando olhei a terra ardente / fugi consciente, não ser meu lugar". Humor? Homenagem? Você decide, mas coincidência não é.

A produção de Jr. Tostoi é boa mas sem firulas. A própria banda, em sua página no Facebook, disse que abriu mão "dos excessivos overdubs e barulhinhos". Assim, "Pra Sempre Primavera" é direto e soa honesto e inteligente.

Estas aliás são as melhores palavras para definir a banda. É claro que se ouve ecos de bandas e artistas dos anos 1980 e 90 na música do trio, revelando as influências de seus integrantes. Mas o Suricato mantém uma impressionante honestidade sem imitar este ou aquele e, especialmente, sem se preocupar com o que está na moda nos dias de hoje.

Por | Lizandra Pronin

2012 | PRÁ SEMPRE PRIMAVERA

01. Talvez
02. Justo logo quem
03. Diante de qualquer nariz
04. Conceitos e nomes
05. Inseparáveis
06. My babe macumba
07. Superfície da gente
08. Não Precisa falar
09. Por aí
10. De amor não morro

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...