quinta-feira, 17 de maio de 2018

Camisa de Vênus


No início dos anos 80, na contra mão das tradições baianas, surge uma banda que se destacaria no cenário musical brasileiro e se tornaria uma das bandas mais tocadas e respeitadas dos anos 80, o “Camisa de Vênus”.

No melhor estilo de punk rock, um movimento de ganhava força em São Paulo e comandada por Marcelo Nova, que com sua personalidade forte e voz marcante, impôs seus conceitos e bateu de frente com as gravadoras, o Camisa de Vênus logo se tornaria sucesso alavancado pela polêmica e autenticidade.

Marcelo Nova não se enquadrava no conceito baiano, não curtia carnaval, não gostava de MPB e após assistir a um show de Raulzito e os Panteras (Conjunto que tornaria famoso o grande Raul Seixas), se rendeu a esse estilo musical e também influenciado pelo rock de Led Zeppelin, Judas Priest, Chuck Berry formou o Camisa De Vênus, nome sugerido por Marcelo depois de ouvir comentários que o som da banda era barulhento e incômodo, assim como o preservativo.

Após a gravação de um compacto, a banda começa a fazer shows e se destacar, foi quando em 1983 a Som Livre os convida para gravação do seu primeiro álbum, o “Camisa De Vênus”. Logo após seu lançamento e com o sucesso “Bete Morreu” nas paradas, a gravadora, pressionada pela censura, sugere a troca do nome da banda, pois sua distribuição estava sendo prejudicada por seu nome muito ofensivo. Marcelo sugere então a mudança do nome para “Capa de Pica”!!! Como não houve acordo entre as partes, a banda foi expulsa da gravadora e a execução de suas músicas proibidas nas rádios.

Tarde demais, pois o Camisa de Vênus já havia caído no gosto musical dos jovens e o disco se tornou um sucesso de vendas.

O disco reúne músicas com letras fortes e sonoridade pesada, no melhor estilo punk rock.

Texto | Projeto Autobahn

1983 | CAMISA DE VÊNUS

01. Passamos Por Isso
02. Metastase 4:13
03. Bete Morreu
04. Correndo Sem Parar
05. Negue
06. O Adventista
07. Dogmas Tecnofacistas
08. Homen Não Chora
09. Passatempo
10. Pronto Pro Suicídio
11. Meu Primo Zé

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...