sábado, 26 de maio de 2018

Peter Tosh


Peter Tosh saiu da banda de Bob Marley por causa de diferenças ideológicas seguindo para uma bem sucedida carreira solo. Ele que foi um dos mentores do Wailers, por dez anos, criou um repertório paralelo lançado em 1976, no disco de estréia Legalize It. Na Jamaica, devido ao seu forte traço cultural de lidar com diferentes tipos de ervas, alguns jamaicanos cultivam e consomem maconha no dia a dia. Pensando nisso, bem como, em favor da liberação da “erva” para diferentes atividades, desde rituais religiosos a consumo recreativo, Peter Tosh crio canções envolto numa aura de ironia, liberdade e diversão. Que pelo visto foi gravado sob uma grande névoa de fumaça.

O disco conta com nove músicas e mostra um som muito original, além da criatividade de Tosh em arranjar e compor músicas, já que, apenas Why Must I Cry e Till Your Well Runs Dry foram feitas em parcerias com Bob Marley e Bunny Livingston, respectivamente.

A primeira faixa, que tem o mesmo nome do álbum, conta com uma fabulosa linha de contra-baixo.Com seu simples refrão que diz “legalize it, don’t criminalize it”, ou seja, legalize, não criminalize, esta música foi proibida de tocar nas rádios da Jamaica. Apesar disso, o álbum recebeu crítica favorável chegando ao 54o lugar na Inglaterra, elevando Tosh, a figurar ao lado de Marley, como um dos melhores cantor de reggae.

Uma marca da personalidade de Tosh era ser irônico, isso deu motivo para criar a música Whatcha Gonna Do, que conta a parábola de uma família do gueto, arruinada pela prisão de um deles por causa do uso de maconha. Uma outra canção, bastante interessante é No Sytmpathy, há um maravilhoso solo de guitarra de Al Anderson. Além disso, No Sytmpathy é rock, e conta com um jogo de palavra que é complementado pela poderosa seção rítmica da banda que gravou o disco.

A imagem da capa é fantástica e mostra Tosh numa fértil plantação de maconha. Em grau menor do que os trabalhos posteriores, esse disco tem menos foco político.

Os músicos que participaram da gravação foram: Al Anderson e Donald Kinsey nas guitarras, Aston Barret e Roberto Shakespeare nos baixos, nas vozes Rita Marley, Bunny Wailer e Judy Mowatt, Tyrone Downie no teclado e Robbie Lee na harmonica.

Esse álbum saiu pela gravadora Virgin, com produção do próprio Tosh. O projeto gráfico foi idealizado por Howard Fritzson. O disco tem duração de 38m19s.

Para quem não conhece e gosta de reggae vale apena ouvir para senti a magia.

1976 | LEGALIZE IT

01. Legalize It
02. Burial
03. Whatcha Gonna Do
04. No Sympathy
05. Why Must I Cry
06. Igziabeher (Let Jah Be Praised)
07. Ketchy Shuby
08. Till Your Well Runs Dry
09. Brand New Second Hand
10. Ketchy Shuby (version)

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...