sábado, 8 de junho de 2019

Simon & Garfunkel


SIMON AND GARFUNKEL: COM O CENTRAL PARK A SEUS PÉS

O cenário era ideal para uma reunião de uma dupla tão querida pelos norte-americanos. E, no dia 19 de setembro de 1981, o parque mais importante de Nova York ficou pequeno para o show de Simon And Garfunkel, o primeiro completo após a separação da dupla em 1970 – em junho de 72, a dupla fez uma pequena apresentação beneficente para o candidato à presidência dos Estados Unidos, George McGovern, e em 75, apresentou três canções no programa Saturday Night Live. Cheia de canções com referências à cidade, a dupla fez um show digno de entrar para os anais do Central Park.

Em um palco que lembrava um canteiro de obras, e com as verdes árvores de um finalzinho de verão ao fundo, a dupla cantou o que todo mundo queria ouvir. Clássicos como “Bridge Over Troubled Water”, “The Boxer”, “America”, “Me And Julio Down By The Schoolyard” e “Mrs. Robinson” encantaram a platéia, estimada em mais de meio milhão de pessoas.

Aliás, foi exatamente com “Mrs. Robinson” que a dupla deu as boas vindas aos nova yorkinos, após ser anunciada pelo então prefeito da cidade, Edward Koch. E quando os primeiros acordes do violão de Simon e do baixo de Anthony Jackson começaram a soar, e as vozes de Simon e Garfunkel explodiram nos alto falantes, o jogo já estava ganho. A numerosa banda que acompanhava a dupla ainda tinha Steve Gadd na bateria e Richard Tee nos teclados, entre outros.

A partir daí, foi só relembrar aquela quantidade absurda de sucessos em quase 90 minutos de espetáculo. Se a platéia esfriou um pouco com “Homeward Bound”, ela veio abaixo em seguida com a delicadeza ingênua de “America”. A alegre “Me And Julio Down By The Schoolyard”, a grave “Scarborough Fair”, a nostálgica “Still Crazy After All These Years” e a suingante “Late In The Evening” (que com o seu arranjo de metais e percussão deve ter feito do Central Park uma imensa gafieira) se seguiram para culminar em”A Heart In New York”, canção de autoria de Benny Gallagher e Graham Lyle. Não precisa nem dizer o que os versos “New York, to that tall skyline / I come, flyin’ in from London to your door / New York, lookin’ down on Central Park / Where they say you should not wander after dark” causaram na platéia, né? Se tiver dúvidas, basta colocar para rodar o CD ou o DVD “The Concert In Central Park”…

Outras referências à cidade de Nova York também provocaram euforia, como “The Boxer” (“Just a comeon from the whores on 7th avenue”) e “The 59th Street Bridge Song (Feelin’ Groovy)”, cujo título já fala por si próprio. A canção “Bridge Over Troubled Water” foi outro grande momento do show, com o belo solo de Art Garfunkel. Um pouco mais agitada, por sua vez, foi a música “Kodachrome”, que ainda ganhou uma versão coladinha do clássico “Maybellene”, de Chuck Berry.

No decorrer do show, Paul Simon também teve o seu momento solo, ao apresentar, pela primeira vez em público, a sua “The Late Great Jonny Ace”, que teve que ser interrompida devido a uma invasão de palco. A canção ficou de fora do CD, mas entrou no DVD, assim como o bis da apresentação, quando Simon and Garfunkel repetiram a rumba “Late In The Evening”.

Lá pelo finalzinho do show, antes das acústicas “The 59th Street Bridge Song” e “The Sound Of Silence”, Paul Simon e Art Garfunkel cantaram talvez a sua canção mais bela. E a letra de “Old Friends”, composta quase 20 anos antes daquele emblemático show foi realmente visionária: “Can you imagine us years from today / Sharing a park bench quietly / How terribly strange to be seventy / Old friends, memory brushes the same years / Silently sharing the same fears”.

Simon And Garfunkel, naquela apresentação, ainda não tinham chegado aos 70 (aliás, ainda não chegaram), mas dá para imaginar o quão mágico foi ver a dupla, que tinha sérios problemas de relacionamento, dividir, cordialmente, o “banco de uma praça”. E, ainda bem, que muito mais do que o banco, a dupla dividiu o palco da praça mais famosa do mundo, na frente de meio milhão de pessoas. Sorte de quem esteve lá.

Texto retirado de | SRZD

1981 | THE CONCERT IN CENTRAL PARK

01. Mrs. Robinson
02. Homeward Bound
03. America
04. Me And Julio Down By The Schoolyard
05. Scarbourogh Fair
06. April Come She Will
07. Wake Up Litte Susie
08. Still Crazy After All These Years
09. American Tune
10. Late In The Evening
11. Slip Slidin' Away
12. A Heart In New York
13. Kodachrome - Mabellene
14. Bridge Over Troubled Water
15. Fifty Ways To Leave Your Lover
16. The Boxer
17. Old Friends
18. The 59th Street Bridge Song (Feeling Groovy)
19. The Sounds Of Silence

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...