quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Count Basie


O pianista e maestro William "Count" Basie herdou a liderança da banda de Bennie Moten Kansas City quando Moten morreu em 1935, ele levou para a banda um swing aerodinâmico. Era uma big band que tocava com a flexibilidade e direção de um grupo pequeno.

Nela também estava incluído um núcleo de importantes solistas da história do jazz. Mas acima de tudo, a primeira banda de Basie trouxe uma nova modernidade e mobilidade ao ritmo do jazz, o que acabou abrindo caminho para o bebop.

Basie nasceu em 21 de agosto de 1904 em Red Bank, N.J., e começou a sua carreira tocando stride piano ao estilo de James P. Johnson no black theater e no circuito de vaudeville. Em 1927 ele estava em Kansas City sem dinheiro para retornar ao Leste. Ele conseguiu um trabalho no Walter Page's Blue Devils por um ano. Em 1929, Moten absorveu a maioria dos Blue Devils e foram trabalhar no sudoeste, até a sua morte em um acidente de carro.

Embora Basie não assumisse a liderança imediatamente, ele utilizou muitos músicos do Devils para montar um grupo de nove integrantes ao redor de uma seção rítmica, que além dele e Page tinha um baterista talentoso chamado Jo Jones, cujo toque mágico no címbalo deu à banda uma identidade imediata. Lester Young se uniu logo ao grupo com seu sax-tenor, e um som sem igual.

Basie se estabeleceu no clube Reno em 1936 e começou a tocar em programas de rádio freqüentemente, até que suas músicas foram ouvidas em Chicago pelo produtor e jornalista de jazz John Hammond. Hammond foi para Kansas City, começou a escrever sobre a banda de Basie na Downbeat e batalhou para que a banda fosse representada pela poderosa agência MCA. Mas seus escritos atraíram o interesse da Decca Records, e prontamente eles assinaram um contrato por dois anos.

As gravações iniciais da banda são divididas entre Decca (1937-39) com "One O'Clock Jump" e "Jumpin' At The Woodside" e a Columbia (1939-46) onde estão a maioria das obra-primas de Lester Young, como "Taxi War Dance", "Miss Thing", "Lester Leaps In", "Dickie's Dream" e "Tickle Toe". Juntos, Decca e Columbia são proprietários de um dos grandes tesouros da história de jazz.

Basie se mudou para Victor depois da guerra, mas ele tinha perdido muito dos solistas principais. Finalmente em 1950 Basie se licenciou e montou um excelente pequeno conjunto, dando um fim à sua primeira big band.

A segunda banda de Basie começou em 1952. Basie não apostaria mais seu destino na música baseada em cima de solistas. Ao invés disso, ele estruturou sua música através do trabalho de um grupo de arranjadores escolhidos a dedo. Eles tinham a missão de capturar a essência do som de Basie e passá-lo sob a forma de partituras, não dependendo mais da voz única de um solista insubstituível.

Para atingir esse som de Basie essencial foram escolhidos músicos como Neal Hefti, Benny Carter, Quincy Jones, Frank Foster e Thad Jones. Nos anos setenta foi Sammy Nestico que se tornou o guardião do som de Basie.

O resultado foi uma contínua e lenta evolução desde 1952. As primeiras gravações da banda foram com Norman Granz para o selo Clef; depois foi para a Roulette onde passou seus anos de pico entre o final de 50 e o começo de 60.

Quando Granz voltou à atividade de gravação em 1972 com a Pablo Records, isso significou um renascimento para Basie, que Granz registrou magnificamente em trio, formatos de grupos pequenos como também em banda. Umas séries de duetos com Oscar Peterson produziram momentos revigorantes de um Basie ao piano. Basie morreu em 24 de abril de 1984, de câncer, mas a sua banda continua tocando até hoje.

1999 | COUNT BASIE
Essential Masters of Jazz


01. Rock A Bye Basie
02. Fiesta In Blue
03. Ain't Misbehavin'
04. April In Paris
05. I Got It Bad
06. One O'Clock Jump
07. Every Tub
08. I Want A Little Girl
09. Broadway
10. Lester Leaps In
11. Jumpin' At The Woodside
12. Shorty George
13. Swinging The Blues
14. Sent For You Yesterday
15. 920 Special
16. Dickie's Dream
17. Out Of The Window
18. Something New
19. I Struck A Match In The Dark
20. Platterbrains
21. All Of Me
22. Feather Merchant
23. Down For Double

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...