terça-feira, 21 de maio de 2019

Zephyr


Hoje decidi falar de outro grande guitarrista subestimado e esquecido com o tempo - Tommy Bolin. Não necessariamente sobre ele, mas sobre sua primeira banda, a ainda mais esquecida, Zephyr, que lançou um álbum de estréia homônimo em 1969, então, em 1971, Tommy Bolin deixou a banda para seguir outras oportunidades. Esse é álbum "mais conhecido" deles e a banda não durou muito mais tempo depois disso - até 72, com uma reunião sem sucesso em 83 - e os discos que seguiram este não foram realmente muito expressivos.

Um pouco sobre Tommy Bolin, pra quem não o conhece. Ele foi um guitarrista genial que encontrou o sucesso ainda muito jovem e de uma maneira um tanto difícil, substituindo grandes guitarristas em bandas já estabelecidas. Primeiro o Joe Walsh, em 1973, na James Gang, depois o Ritchie Blackmore, na Deep Purple. Raramente ele era recebido de maneira muito calorosa nessas bandas, mesmo tendo qualidade para ocupar a posição, o que diminuiu sua auto-confiança e o fez se atirar nas drogas, principalmente a heroína. Fora os discos com Deep Purple e James Gang, ele gravou uns discos de jazz com o Billy Cobham e o Alphonse Mouzon - deixando claro que todos os discos e artistas mencionados aqui são recomendações minhas, caso o leitor não os conheça - e uns álbuns solo, também excelentes.

Sobre a Zephyr. Nesse álbum, eles são uma excelente banda de rock, com uma boa mescla de blues e jazz, e músicos de altíssima qualidade. Além das guitarras do Tommy Bolin, os outros instrumentos merecem grande destaque, assim como a voz de Candy Givens que, embora parecida demais com a da Janis Joplin, é de arrepiar em algumas faixas. Talvez tenha sido por isso que a banda não sobreviveu, por melhores que os integrantes fossem, a banda não tinha toda uma personalidade. Isso pode ser por causa do curto tempo de vida deles, mas isso nós nunca vamos ficar sabendo, tudo que eu sei é que, na primeira vez que eu ouvi esse disco, pensei que ele fosse um trabalho perdido da Janis - o que não é ruim, de forma alguma, pelo contrário.

Cada faixa merece seu destaque, tendo aquelas mais cadenciadas e que flertam com aquele blues típico de boteco, e outras cheias de improvisos rápidos e ritmos de jazz muito interessantes. É uma pena que essa obra tenha sido praticamente esquecida, assim como os responsáveis por ela.

Texto retirado do blog | Delirium Scribens

1969 | ZEPHYR

01. Sail On
02. Sun's A-Risin'
03. Raindrops
04. Boom-Ba-Boom
05. Somebody Listen
06. Cross the River
07. St. James Infirmary
08. Huna Buna
09. Hard Chargin' Woman

DOWNLOAD

1971 | GOING BACK TO COLORADO

01. Going Back To Colorado
02. Miss Libertine
03. Night Fades Softly
04. The Radio Song
05. See My People Come Together
06. Showbizzy
07. Keep Me
08. Take My Love
09. I'll Be Right Here
10. At This Very Moment

DOWNLOAD

1972 | SUNSET RIDE

01. I Am Not Surprised
02. Someone To Chew
03. High Flying Bird
04. Time Lonesome
05. Moving Too Fast
06. Sold My Heart
07. Sierra Cowgirl
08. Chasing Clouds
09. Sunset Ride
10. Winter Always Finds Me

DOWNLOAD

1997 | ZEPHYR LIVE 1973

01. Just Warming Up
02. Cross The River
03. Boom-Ba-Boom
04. Somebody Listen
05. Huna Buna
06. The Creator Has a Master Plan
07. Sail On
08. Crazy Bout You
09. Goin Home
10. Hard Chargin' Woman

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...