segunda-feira, 20 de julho de 2020

The Jolly Boys


The Jolly Boys é um renomado grupo de mento/calypso da Jamaica, ritmos afro-caribenhos que deram origem a um dos principais gêneros musicais que conhecemos: o reggae. Ao som de muita percussão, uma guitarra rítmica e um baixo de forte expressão, os músicos de mento têm grande proximidade com as origens africanas e agitam as pistas com suas canções dançantes, folclóricas e envolventes.

Em Great Expectation, não há nada desse simbolismo regional que caracteriza o gênero. Resumindo em um parágrafo, o álbum é um convite ao ritmo jamaicano com remakes de canções universais, clássicos do rock e R&B que embelezam nossos ouvidos até hoje.

Clássicos do pop e rock em mento e calypso

E o melhor é que, mesmo no alto dos seus 71 anos, o vocalista Albert Minott consegue interpretar canções de peso como “Riders On The Storm” (The Doors), “I Fought The Law” (The Clash) e “You Can’t Always Get What You Want” (The Rolling Stones) de forma esplêndida, esbanjando suíngue com seu vocal grave.

Os velhos garotos do The Jolly Boys captam a essência particular de cada canção de forma que chega a impressionar. “Do It Again”, de Steely Dan, é encorpada com o vocal de presença de Minott, além da sincronia entre a percussão, o banjo e a guitarra acústica.

A conhecida “Hanging On The Telephone”, do Blondie, ganha uma versão mais dançante ainda, que empolga qualquer ouvinte que gosta de elementos regionais.

A excelente produção do álbum recebe a assinatura de Jon Baker e Dale Virgo, ambos da Geejam Studios. E aqui, é importante lembrar: as temáticas de músicas mento sempre foram associadas às tragédias, consumo exagerado de drogas, aventuras despudoradas… Nada mais adequado do que juntar todas essas faixas universalmente conhecidas para introduzir os mais novatos à sonoridade do grupo.

“Perfect Day” (Lou Reed) é ambientado com um clima nostálgico e é uma das interpretações de mais destaque do disco. O clássico dos Stones “You Can’t Always Get What You Want” celebra em clima de festa coletiva o otimismo de uma das melhores canções do fim dos anos 1960.

Duas canções de Iggy Pop também recebem um tratamento mais afro, com os instrumentos pulsantes como se escorressem mel de cada dedilhada do banjo e da guitarra. “The Passenger”, faixa que abre o disco, ganha um dos melhores remakes já registrados, enquanto “Nightclubbing” é desvendada de forma lisonjeira, talvez perdendo um pouco do toque sombrio que o Iguana fez questão de realçar no álbum The Idiot (1977).

E, já que se fala de excessos, a canção “Rehab” (Amy Winehouse) não podia estar de fora. Minott cantando só comprova como a loucura não tem idade. Ela está intrínseca a cada ser, de uma garota rebelada que está no alto de sua vida autodestrutiva aos 27 anos até um vocalista de grupo de mento que tenta conquistar o grande público regravando clássicos impagáveis.

Texto | Tiago Ferreira

2010 | GREAT EXPECTATION
(Featuring Albert Minott)


01. The Passenger
02. Perfect Day
03. Rehab
04. Nightclubbing
05. Hanging on the Telephone
06. Do It Again
07. Riders on the Storm
08. Golden Brown
09. I Fought the Law
10. Ring of Fire
11. Blue Monday
12. You Can't Always Get What You Want

DOWNLOAD

Um comentário:

Kwai Chang disse...


252/5000
Que pena...
MediaFire negou esta postagem para download.
A imagem do grupo chamou minha atenção. Fiquei tão intrigado com a imagem deles ... muito autêntico.
Com sorte, serei capaz de verificá-los eventualmente.
Obrigado pelo grande esforço!
Kwai Chang

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...